domingo, 30 de março de 2008

Os Problemas de Bush e Lula


Temos nesta semana, um tema quente para conversar: Os problemas internos vividos pelo Presidente Lula e pelo seu “companheiro” George W. Bush.
Engraçado, os dois em situações diferentes: Lula, líder de popularidade, e Bush, líder de rejeição, enfrentam problemas domésticos que precisam de braços fortes, e não apenas trocas de telefonemas.
O Sr. Bush, loucamente voltado para a Guerra no Iraque, que o diga em recente discurso de 5 anos sobre a Guerra, anda com problemas ligados à questão das hipotecas e outros escândalos financeiros, típicos, quem diria, de países sem planejamento, como países da África, que mergulhados em crises, vivem pedindo socorro financeiro ao mundo, e assustando-o com suas crises humanitárias.
A crise em seu sistema financeiro, diferente do que acontece na África, é lógico, acaba atingindo em uma frenética onda mundial as bolsas de valores do mundo inteiro, e isso, gera problemas em países que dependem do comércio Norte-Americano para seus produtos, como é o caso do Brasil, que exporta para os Americanos suas Commodities.
Como resolvê-la ? Qual é a saída ? o que mais se percebe, é que sua inércia, está jogando, ou, em uma linguagem nossa, empurrando com a barriga, o problema para o seu sucesso, seja ele, quem for. A idéia, é ir diminuindo os juros básicos, para atrair as atenções do sistema financeiro internacional, e provocando esta onda de nervosismo das bolsas de valores.
a solução, doméstica, afeta o mundo inteiro, pois acaba por levar todos os investidores a ver pra crer na crise de 2008, ou será 2009, nas bolsas Norte-americanas.
O que veremos a partir de agora, serão tentativas desse presidente, eleito e ainda questionado em sua vitória de 2000, a deixar um legado para seu sucessor muito difícil, que pode-se acreditar que o que virá disso, que Obama, Hilary e Mcainn, salvem os Americanos desta inércia governamental.
O Nosso Lula, digo nosso, pois só o Brasil possui presidente com esta palavra, e esse histórico, anda também com seus problemas, e isso é mostrado nas recentes pesquisas de opinião que mostram uma força até então sem limites desde sua posse.
Também enfrenta problemas, que em um pouco, ou em tudo, se parecem com os de seu “colega” Bush.
Valos a eles.
Escolha de seu sucessor, parece estar deixando Lula meio perdido, ou ainda tão apegado ao poder, que em todos seus discursos, tem procurado mostrar mais o que a oposição pensa dele, do que resolver os problemas que o país passa, enquanto administra o país pela segunda vez.
Os casos, milhares de Dengue no Rio e janeiro, tem ofuscado um pouco sua popularidade, em virtude desta eleição de 2010, que deixa o povo refém de uma disputa política com partidos que sempre governaram o país, e que agora, estão se debulhando em ofensas, e denúncias de escândalos, Dossiês (Que a “Mãe do PAC” me perdoe) , que mais deixam o povo a espreita de mosquitos, e mais mosquitos, zumbindo em sua vida, dilatando o medo, o terror, enquanto isso, de outro lado, mesmo com as forças militares presentes, aí, a presença do poder federal, deixa-nos na expectativa de qual será a próxima investida do governo, eleição, ou o povão?
Corrupções á parte, o que se percebe, é que no Brasil e nos EUA, as crises internas solapam a capacidade de decicir, de pensar, diante das crises, financeiras, capitalistas, dos manos do norte, e da corrupção, escândalos e mosquitos, de nosso povo do sul, digo, dos brasileiros.
e aí, o que pensam sobre o que produzi ?

Um comentário:

carlos disse...

tanto bush quanto lula estao com problemas q atacam a america latina bush com seu problema no iraque e lula com seu problema com a dengue, lula por mas q nao faça nada que nenhuma mudança tao grande para o nosso pais ele troxe algo que realmente temos q falar q ajudou mt que e o pagamente da nossa divida externa e isso deixa bush e lula mas proximos.