sexta-feira, 1 de maio de 2009

PANDEMIA IMINENTE !

O mundo está a um passo de uma pandemia de gripe suína.
A Organização Mundial de Saúde (OMS) elevou ontem de 4 para 5 o nível de alerta para a doença, em uma escala que vai até 6.

Essa é a primeira vez desde 2005 — quando foi criada essa escala de epidemias — que a OMS eleva o alerta para um nível tão alto.

O nível 5 foi dado após a constatação da transmissão do vírus entre humanos em dois países de uma mesma região, México e EUA.
A reportagem é de Deborah Berlinck e Marília Martins e publicada pelo jornal O Globo, 30-04-2009.
Depois de um dia de especulações, coube à diretora-geral da OMS, Margaret Chan, anunciar no meio da noite a decisão, após uma reunião de emergência. Chan não fez rodeios quando explicou o que uma pandemia pode significar: — É realmente toda a Humanidade que está sob risco durante uma pandemia — disse.
A decisão foi tomada depois da confirmação por parte de autoridades americanas de que o vírus se espalhou em pelo menos 11 estados nos EUA e de que um menino mexicano de 1 ano e 11 meses morreu no Texas vítima da doença. O vírus também se alastrou ainda mais pela Europa e teve o primeiro caso confirmado na América Latina, no Peru. Na segunda-feira, a OMS tinha elevado o nível de alerta de 3 para 4, mas ainda havia a esperança de que disseminação da gripe perdesse força. Ontem, Chan fez um apelo para que os países se preparem para o pior:
— Todos os países devem imediatamente ativar seus planos para uma pandemia mdash, disse Chan.
Espanha investiga caso de contágio
A OMS aumentou a lista ontem de países com casos confirmados, acrescentando Alemanha (4 casos) e Áustria (1 caso). Depois do México, epicentro da doença com 8 mortes confirmadas e outras 152 suspeitas, os Estados Unidos são os que registram mais casos, 90 doentes. Canadá, Reino Unido, Israel, Nova Zelândia e Espanha também têm casos confirmados. Na Espanha há ainda a suspeita de que um dos 10 casos registrados tenha sido transmitido no país. O caso confirmado no fim da noite no Peru é o de uma argentina que mora na Califórnia mas que passou alguns dias no México.
Ela se sentiu mal em um voo que ia para Buenos Aires, mas foi desviado para Lima.
A diretora-geral da OMS tentou evitar o clima de pânico, dizendo que o mundo nunca esteve tão preparado para uma pandemia como agora. Mas reconheceu que a gripe suína estava se alastrando rapidamente e que era preciso “levar a sério” os riscos.
Chan fez um apelo para que laboratórios farmacêuticos aumentem sua produção de medicamentos antirretrovirais.
O novo vírus é uma combinação de genomas de vírus de gripes de aves, porcos e humanos. A gripe suína, apesar do nome, não é contraída comendose carne de porco. A transmissão agora, segundo a OMS, se dá entre seres humanos.
Nos EUA, depois da notícia da primeira morte por gripe suína, o presidente Barack Obama pediu que todas as escolas que tiveram casos, ainda que sob suspeita, sejam fechadas:
— A situação é séria e devemos tomar todas as precauções para evitar contágio — disse Obama, depois que o Centro de Controle de Doenças (CDC) confirmou o aumento do número de casos.
No fim da noite, Obama descartou fechar por enquanto a fronteira com o México:
— Seria como fechar um estábulo depois de os cavalos terem fugido.
Mais da metade dos casos nos EUA, 54, estão em Nova York. Em seguida, Texas (16) e Califórnia (14) são os mais atingidos. Ontem, outros dois estados anunciaram que têm casos suspeitos: Flórida, com 20 casos, e Maryland, com 6.
A secretária de Segurança Interna, Janet Napolitano, garantiu que portos e aeroportos americanos continuam a interpelar passageiros que chegam do México, a fim de isolar aqueles que apresentarem sintomas de gripe ou tiverem alteração na temperatura corporal que denuncie um estado febril.
Ontem, a União Europeia recusou o pedido da França de suspender os voos da região para o México, mas admitiu que espera inúmeras mortes, embora o continente esteja bem preparado para lutar contra a doença.
— Sim, pessoas irão morrer disso. A questão é de quantas. Serão centenas, milhares ou dezenas de milhares — disse Robert Madelin, diretor-geral para Saúde e Política de Consumidor da Comissão Europeia.
Já o Equador declarou estado de exceção e anunciou a suspensão por um mês dos voos charter com origem ou destino no México e aumentou as restrições para entrada de passageiros com origem naquele país. A Costa Rica declarou estado de alerta amarelo para evitar uma epidemia.
O México, que recebeu elogios da OMS pela transparência no relato dos casos, levou ontem a crise para o Conselho de Segurança da ONU e suspendeu atividades não essenciais e o serviço público entre os dias 1º e 5 de maio.

Nenhum comentário: