quarta-feira, 30 de abril de 2008

O MUNDO CLAMA: TENHO FOME !


É o tema do momento! Em todos os cantos são destacados o aumento dos preços dos alimentos, e isso gera preocupação, não só na esquina, quando tenho de pagar mais caro pelo pãozinho, feijão, arroz e outros, más, também por aquelas regiões no mundo, onde pela listagem da ONU, já tem pessoas no limite da miséria, e por isso, estão morrendo de fome.
Esta Imagem pode Dizer Tudo !
Segundo a Organização das Nações Unidas a gravidade da crise mundial de alimentos provocará a adoção de medidas de urgência para enfrentar “um desafio sem precedentes de dimensões globais”, disse seu secretário-geral, Ban Ki-moon.
O que tem causando espanto e temor no mundo ? Quais sao as causas desse fenômeno?
Alguns especialistas já detectaram uma listagem de fatores conjuntos: As Mudanças Climáticas, que alteram os ciclos produtivos, as práticas protecionistas dos países desenvolvidos, a procura por alimentos por parte de alguns países emergentes, que estão conseguindo fazer mudanças estruturais, que gera aumento do consumo, como a China e a Índia.
Tudo isso, somado, tem gerado uma diminuição da oferta de alimentos, e além disso, ainda há o debate sobre a produção de biocombustíveis, que teria diminuído a produção de alimentos em detrimento da produção de combustíveis.
O que se acredita, é que a fome é um flagelo que deveria estar longe da humanidade, pois correremos o risco de termos conflitos generalizados no mundo em função da mesma.
Que as nações Unidas consigam se organizar para resolver tais problemas, e sem culpar países pobres, mas buscar soluções que partam dos verdadeiros causadores.

Um comentário:

Anônimo disse...

é verdade.. o preço dos alimentos estão cada dias maiores. eu acho isso um absurdo, pagar caro por 1 pedaço de pão, que muitos ai nem tem dinheiro pra satisfazer seu desejo de se alimentar com esse simples alimento...pois é, que mundo é esse que deixa "seus filhos" passarem necessidades? como que os governos vÊem pessoas pedindo, clamando por alguns centyavos pra se alimentarem e nao fazem nada por eles?
pois é.. cada vez mais nós nos tornamos os "muitos por poucos.." ou seja, muitos famintos pra poucos que tem renda favorável e nem quer saber de ajudar os que temem por um prato de comida.. nosso mundo pede socorro por uma urgente solução.. nossos governos têm que se preocupar em salvar a nossa população antes que isso vire uma tragédia e nossos paises entrem em conflitos pela alimentação de muitos que passam necessidades..
Socorro!!! é essa a palavra certa para muitos desses iguais a essa triste imagem...
=[