sábado, 3 de maio de 2008

LULA, É LULA E PRONTO !

Observe a Charge acima, refletindo uma realidade atual: Popularidade de Lula lá em cima, e a presença da Oposição, ainda em baixo.
Observando a Charge acima, e o texto abaixo, pense, depois volto:
"Lula é uma metamorfose ambulante", diz deputado
O líder do PSDB na Câmara, deputado José Aníbal, de São Paulo, reconhece as dificuldades da oposição em contrapor ao presidente. Para ele, Lula é uma "metamorfose ambulante" que agrada a população.
"Temos alguma dificuldade porque, como ele mesmo diz, o Lula é um vira-casaca permanente, é uma metamorfose ambulante e isso tem uma certa graça para uma parte da população. Juntando com esse ambiente favorável da economia, tudo ajuda o presidente", disse o líder do PSDB.
Porém, o analista Carlos Melo diz que o presidente está perdendo a oportunidade de fazer as reformas necessárias ao País.
"O Lula tem se negado a uma política impopular, isto é ele deveria aproveitar o bom momento e realizar as reformas que são necessárias", diz Melo.
Dever de casa Para o líder do PSDB na Câmara, a oposição tem procurado fazer a obrigação.
"Temos procurado fazer a nossa parte, inclusive na Câmara, depois de dois meses de embate, procuramos ter um entendimento para que se possa votar, ter uma atitude mais positiva e interativa com a população", explicou o deputado.
Nessa estratégia, ainda de acordo com Aníbal, a oposição tentará mostrar as oportunidades que o País está perdendo.
"Você conserta o telhado quando tem sol, e o Brasil está vivendo uma situação ensolarada do ponto de vista internacional. O País produz o que o mundo consome e, infelizmente, o governo incompetente não faz a sua parte que são as reformas e, sobretudo, a criação de um ambiente favorável ao investimento", acrescentou.
Aníbal dá a falência da infra-estrutura como um problema a ser resolvido. "Tudo está começando a estrangular", avisa.
"É um governo que só colhe, não planta, e fomos nós que plantamos", acrescentou.

COMENTO
É de fato constrangedor para a oposição ver suas chances, ligadas a José Serra, estarem sendo avacalhadas pelas "metamorfoses" do Presidente Lula. Qual então será, ou deverá ser o discursos da oposição ? responsabilidade com o povo ? e os aumentos feitos neste ano eleitoral para suas pastas ? e o debate sobre dossiês e outros temas, que mais parecem pessoas grudadas a um "osso", como se ele salvasse sua vida.
O que percebo, é que o Lula de fato está tornando-se um líder daqueles que vai fazer história no brasil, ele está buscando sua marca na história, e isso, muitos líders mundiais e até nacionais já o fizeram: Getulio Vargas, JK, Miterrand (França), Blair e Tatcher (Inglaterra), se eu pareasse para listar seriam muitos. Um Presidente quando é candidato sempre marca seus discursos em questionar os eventos realizados ou não pelo seu antecessor, e Lula já fez isso, FHC também Governador tal, Prefeito tal, já fizeram e em todo o Brasil, parece ser esta a lógica de quem assume seus cargos.
O Presidente Lula evoluiu !? ou está em metamorfose, evoluindo ?
O problema é que alguns discursos quando estão na esfera de sua praticidade deixam a desejar, como é o de Lula. Ele se transforma em um defensor do mercado, e lembro-me de ter ouvido ele afirmar que diria não aos neoliberias.
É a lógica do Sistema Fianceiro Global, e o Brasil tem que estar nele, afirmam aqueles apaixonados pelas teorias econômicas.
O Brasil precisa de fato, é buscar modelos de inclusão, e não paleativos, como assistimos serem feitas no Brasil.
A popularidade de Lula está manifestada pelas suas visitas em todos os cantos do país em busca de implementação do PAC, que já é uma realidade em relação às mudanças necessárias para o país crescer mais. Mas ainda há muito o que fazer.
Lula é metamorfose sim, e daí, quem nunca mudou suas convicções a respeito de algumas situações ? Devemos ser "mutantes" e criativos para buscar resolver os problemas que o país passa.
O Brasil precisa de mudanças estruturais, que criem possibilidades para "honrar" o título adquirido, de bom credor, ou bom pagador, ou coisa do gênero.
"Prefiro ser "metamorfose" ambulante, do que ter aquela velha opinião formado sobre tudo....

Nenhum comentário: