sábado, 31 de maio de 2008

ADOLESCENTE É PRESA FÁCIL DO CIGARRO !

O que você acha do cartaz acima, que encontrei na net, trazendo uma idéia sobre o DIA MUNDIAL CONTRA O TABACO ?

Você sabia que, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), 200 mil pessoas morrem a cada ano no Brasil por causa do cigarro? E que o tabaco é fator de risco isolado para cerca de 50 doenças, a maioria delas graves e fatais, como câncer, problemas cardiovasculares e enfisemas pulmonares? Conforme estimativas da OMS, um a cada dois usuários morre em decorrência do uso do cigarro, e o tabagismo é a principal causa evitável de morte no mundo. Se para você é difícil imaginar que isso realmente seja verdade, hoje, 31, quando é comemorado o "Dia Mundial sem Tabaco", é a data ideal para refletir sobre esse mal.
O tabagismo é reconhecido pela OMS como uma doença crônica gerada pela dependência da nicotina. O problema atinge também os não-fumantes que, ao se exporem à fumaça do tabaco em recintos coletivos (tabagismo passivo), correm o risco de desenvolver as mesmas doenças dos fumantes.De acordo com a OMS, morrem no mundo cerca de 5 milhões de pessoas por ano devido ao uso do tabaco. Uma pesquisa do Instituto Datafolha revelou que 23% dos brasileiros entre 18 e 70 anos fumam.Segundo estimativas da OMS, só no século 20 a epidemia de tabaco matou cerca de 100 milhões de pessoas. Caso os atuais números de consumo sejam mantidos, no século 21 o tabaco poderá matar cerca de 1 bilhão.A OMS estima que, a partir de 2020, de cada 10 mortes atribuídas ao tabaco, 7 delas acontecerão nos países em desenvolvimento, nos quais já se concentram 80% do consumo mundial de produtos de tabaco, principalmente de cigarros.
COMENTÁRIO: Este sábado (31) é o Dia Mundial Sem Tabaco e a Organização Mundial de Saúde escolheu o jovem como alvo especial desta campanha. O motivo é simples: os adolescentes são uma presa fácil do fumo e quase nunca percebem que deveriam parar.
As conseqüências do fumo são de longo prazo. O adolescente e o jovem adulto não sentem nada de errado e, por isso, acham que não têm por que parar.
O problema é que a maioria dos adolescente não fica viciado no cigarro. Eles fumam por que querem. Não parar aumenta as chances de acabarem dependentes na vida adulta. A Organização Mundial de Saúde recomenda a inviabilização de estratégias da indústria de tabaco que apelem aos jovens, como embalagens coloridas, sabores diferentes e patrocínios para eventos como shows e esportes.
Como evitar que o jovem fume ?

O adolescente busca o cigarro como forma de auto-afirmação, segundo um especialista. Ele está em uma idade em que busca a própria identidade, coisas que o definam como parte de um grupo ou como não parte de um grupo. Se ele enxergar no cigarro algo que deixe claro essa posição, ele vai fumar.
Como evitar então que um filho comece a fumar? Uma receita bem simples ajuda bastante: bom convívio familiar e pais não-fumantes. O jovem só vai querer se afastar da família se não houver um bom convívio. Se ele sabe que os pais não querem que ele fume e há conflito, ele vai fumar, é rebeldia. Mas se o convívio dentro de casa é bom, o convívio com os amigos é bom, o diálogo existe e ninguém fuma por perto, cigarro nem vai passar pela cabeça dele.
É claro que nem sempre é fácil manter toda essa harmonia dentro de uma casa com um adolescente. Mas os pais precisam fazer esse esforço. Além disso, não fumar é fundamental. O convívio em casa pode ser excelente, se os pais fumares as chances do jovem fumar aumentam muitíssimo.

Nenhum comentário: