terça-feira, 27 de maio de 2008

CHINA FLEXIBILIZA POLÍTICA DE FILHO ÚNICO !

O governo chinês está disposto a flexibilizar a política de filho único para pais cujo filho foi morto, severamente ferido ou incapacitado pelo terremoto de 7,9 graus na escala Richter do dia 12. De acordo com a Comissão de Planejamento Familiar e População de Chengdu, na província de Sichuan – a mais afetada pelo terremoto –, a medida é apenas para vítimas do desastre. Os pais que desejarem ter outro filho poderão conseguir certificados nas comissões das cidades de Chengdu, Dujiangyan e Pengzhou. O governo planeja atender, inicialmente, 1,2 mil famílias, mas o número pode aumentar.
A política de filho único foi lançada pelo governo no fim da década de 1970 para tentar controlar o explosivo crescimento da população do país e assim garantir melhor educação e cuidados de saúde para todos. Casais que têm mais de um filho são punidos com multas. Dados oficiais afirmam que a política conseguiu prevenir cerca de 400 milhões de nascimentos, mas críticos acusam a medida de ser responsável pelo aumento de abortos. O governo decidiu amenizar a proibição porque muitas famílias com apenas um filho foram afetadas pelo terremoto.
COMENTÁRIO: A política de filho único na China, levou a vários episódios de infanticídios femininos, fato este que acabou levando a taxa de masculinidade na China ter mais Homens do que Mulheres, gerando problemas para o processo de desenvolvimento do país.

Um país sem um equilíbrio, pode ser problema na renovação da mão-de-obra para o trabalho !

Pode-se afirmar que esta atitude, paliativa, possa levar a população a ser mais livre e decidir o que quer de suas vidas, apesar que que isso significa, tentar recuperar-se da tragédia por que passou !

Ter mais um filho, pode significar liberdade de expressão e decisão, mas não significa, democracia e direitos iguais para todos !

Nenhum comentário: