quarta-feira, 21 de maio de 2008

DE QUEM É A AMAZÔNIA, AFINAL ?

Será que a Amazônia está a VENDA ? é o que sugere o mapa acima, mas será o que pensam as autoridades no Brasil, e no Mundo? De vez em quando, lemos notícias que mais parecem piadas de salão, quando contadas por aquí, mas que são preocupantes, quando vem de fora. Leia esta:

De quem é a Amazônia, afinal?, diz reportagem do "New York Times"
da BBC Brasil

Uma reportagem publicada neste domingo, 18 de Maio de 2008, no jornal americano "The New York Times" afirma que a sugestão feita por líderes globais de que a Amazônia não é patrimônio exclusivo de nenhum país está causando preocupação no Brasil.
No texto intitulado "De quem é esta floresta amazônica, afinal?", assinado pelo correspondente do jornal no Rio de Janeiro Alexei Barrionuevo, o jornal diz que "um coro de líderes internacionais está declarando mais abertamente a Amazônia como parte de um patrimônio muito maior do que apenas das nações que dividem o seu território".
O jornal cita o ex-vice-presidente americano Al Gore, que em 1989 disse que "ao contrário do que os brasileiros acreditam, a Amazônia não é propriedade deles, ela pertence a todos nós".
"Esses comentários não são bem-aceitos aqui (no Brasil)", diz o jornal. "Aliás, eles reacenderam velhas atitudes de protecionismo territorial e observação de invasores estrangeiros escondidos."
O jornal afirma que o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva tenta aprovar uma lei para restringir o acesso à floresta amazônica, impondo um regime de licenças tanto para estrangeiros como para brasileiros.
"Mas muitos especialistas em Amazônia dizem que as restrições propostas entram em conflito com os próprios esforços [do presidente Lula] de dar ao Brasil uma voz maior nas negociações sobre mudanças climáticas globais - um reconhecimento implícito de que a Amazônia é crítica para o mundo como um todo", afirma a reportagem.
O jornal diz que "visto em um contexto global, as restrições refletem um debate maior sobre direitos de soberania contra o patrimônio da humanidade".
"Também existe uma briga sobre quem tem o direito de dar acesso a cientistas internacionais e ambientalistas que querem proteger essas áreas, e para companhias que querem explorá-las."
"É uma briga que deve apenas se tornar mais complicada nos próximos anos, à luz de duas tendências conflituosas: uma demanda crescente por recursos energéticos e uma preocupação crescente com mudanças climáticas e poluição."

E aí, gostou dessa ?

Acredite: tem gente que ainda acha que a Amazônia pertence ao mundo, e não ao Brasil !

Quantos loucos ou interesseiros teremos mais, insistindo na mesma realidade, de um tal de "patrimônio da humanidade" ?

sai prá lá, seu exploradores de lares, de florestas.

Até onde vão querer explorar mais e mais nossas potencialidades ?

Sai prá lá, a AMAZÔNIA NOS PERTENCE !

Chega ! Chega de nos explorar com suas idéias sofisticadas de quinta categoria: Antes de tudo, tentem primeiro consertar os erros cometidos contra as suas florestas !

Tentem também, assinar Quioto, e assumir suas responsabilidades,

Não venham olhar para nossas possibilidades, pois elas nos pertencem, e fazemos o que queremos!

Um comentário:

Anônimo disse...

É isso mesmo, a Amazônia é [b]nossa[b/], dos brasileiros e, que nenhum estrangeiros de [b]qualquer país[b/] venha tentar tirar ela da gente!!!!

[b]arah, hurul a Amazônia é nossa![b/]
(repetir varias e varias vezes)