quinta-feira, 15 de maio de 2008

O MUNDO ASSISTE A CATÁSTROFES ! E O QUE PODEMOS FAZER ?

No mapa acima, já há evidências do aquecimento global, o que tem levado ao aumento de fenômenos de ciclones e furacões em várias partes do mundo, dos EUA, Brasil ao caso de Myanmar.
Localize-se no mapa acima.
Veja se no lugar onde você mora, há possibilidade de acontecer terremotos.
Nos lugares mais escuros, temos o chamado "Círculo do Fogo do Pacífico", lugar quente em tremores e viulcanismos ativos.
De vez em quando assistimos ou vemos imagens que nos chocam, e ao mesmo tempo, nos fazem remeter a uma pergunta: Por que tantas catástrofes ?
O caso de Myanmar, o caso Chinês, e os casos de Fenômenos climáticos que tem levado o mundo a perguntas e mais peguntas: o que posso fazer, estarei eu também nessa lógica, ou estarei presenciando aquí onde moro tais fenômenos ?
Bem, em alguns casos, um pouco de Geografia ajuda a responder tais questões: No caso de Myanmar, duas coisas temos de saber:
1º-O fenômeno natural chamado furacão, que é natural, ligado às movimentações realizadas quando o ar quente presente no solo terrestre se eleva de maneira a formar precipitações e fortes ventos. De acordo com o hemisfério em que ocorrem, os ciclones determinam a forma com que o ar é expelido. No Hemisfério Norte os ciclones expelem seus ventos no sentido anti-horário sendo que no Hemisfério Sul os mesmos expelem seus ventos no sentido horário. Tais formações ocorrem devido à movimentação do planeta que inclina os ventos de forma oposta. Em grande escala são confundidos com o furacão, os ciclones se diferem destes já que os furacões possuem núcleos quentes formados por águas quentes de temperatura acima de 26 ºC. Os ciclones são rapidamente identificados em mapas de observações, pois tem a característica marcante de se movimentar em forma espiral, mais especificamente como vírgulas.
2º- Atualmente, os ciclones bem como os demais fenômenos climáticos ocorrem em um menor período de tempo, já que as mudanças climáticas estão alterando todo o planeta.
Entendeu? é só se ligar e então responder a tal questão: estarei sujeito ?
E no Caso Chinês ?
Um terremoto é um tremor de terra que pode durar segundos ou minutos. Ele é provocado por movimentos na crosta terrestre, composta por enormes placas de rocha (as placas tectônicas). O tremor de terra ocasionado por esses movimentos é também chamado de "abalo sísmico". Essas placas se movimentam lenta e continuamente sobre uma camada de rocha parcialmente derretida, ocasionando um contínuo processo de pressão e deformação nas grandes massas de rocha. Quando duas placas se chocam ou se raspam, elas geram um acúmulo de pressão que provoca um movimento brusco. Há três tipos de movimentos: convergente (quando duas se chocam), divergente (quando se movimentam em direções contrárias) e transformante (separa placas que estão se deslocando lateralmente).
O Brasil fica em cima de uma grande e única placa tectônica, ao contrário de outros países como os Estados Unidos e Japão. Nesses locais, existe o encontro de duas ou mais placas. As falhas entre elas são, normalmente, os locais onde acontecem os terremotos maiores.
No Brasil, as falhas são apenas pequenas rachaduras causadas pelo desgaste na placa tectônica, que levam a pequenos tremores, como os que aconteceram em Brasília (DF), em 2000, em Porto dos Gaúchos (MT), o mais recente, em 1998, e em João Câmara (RN), em 1986 e em 1989.Além disso, em alguns Estados brasileiros são registrados tremores de terra. Os abalos são reflexos de terremotos com epicentro em outros países da América Latina.

Nenhum comentário: