sábado, 24 de maio de 2008

BRASIL: CAMPEÃO MUNDIAL DO BOM CAFÉ !

Imagem de um TERREIRO, local onde sempre se espalhou o café colhido para secar e depois torrar e moer !
Imagem do século XVII, ilustrando a produção do Brasil de café. Hoje hábito nosso de todos os dias: "Me dá um cafezinho, por favor"?

A figura acima, retrata uma época, em que o Brasil só se destacava no Mundo, como produtor de café !
EM HOMENAGEM AO DIA NACIONAL, TROUXE UMA HISTÓRIA PARA CONTAR SOBRE O CAFÉ !

Não há evidência real sobre a descoberta do café, mas há muitas lendas que relatam sua possível origem.
Uma das mais aceitas e divulgadas é a do pastor Kaldi, que viveu na Absínia, hoje Etiópia, há cerca de mil anos. Ela conta que Kaldi, observando suas cabras, notou que elas ficavam alegres e saltitantes e que esta energia extra se evidenciava sempre que mastigavam os frutos de coloração amarelo-avermelhada dos arbustos existentes em alguns campos de pastoreio.
O pastor notou que as frutas eram fonte de alegria e motivação, e somente com a ajuda delas o rebanho conseguia caminhar por vários quilômetros por subidas infindáveis.
Kaldi comentou sobre o comportamento dos animais a um monge da região, que decidiu experimentar o poder dos frutos. O monge apanhou um pouco das frutas e levou consigo até o monastério. Ele começou a utilizar os frutos na forma de infusão, percebendo que a bebida o ajudava a resistir ao sono enquanto orava ou em suas longas horas de leitura do breviário. Esta descoberta se espalhou rapidamente entre os monastérios, criando uma demanda pela bebida. As evidências mostram que o café foi cultivado pela primeira vez em monastérios islâmicos no Yemen.
O Brasil se tornou um dos destaques mundiais na produção, figurando-se até hoje como grande produtor de café, bebida de nosso cotidiano!
Em cada manhã, tarde ou noite, o café virou desejo nosso, que acaba por nos deixar sempre nas perspectivas de o consumirmos !
Crises e mais crises se passaram, e o Brasil continua ainda a liderar a produção mundia, transformando-nos não só em produtores para exportação, como também, para o consumo interno.
Parabéns a todos aqueles que produzem essa bebida tão especial, tão cheia de sabor, e que continuemos a saborear um bom café, todos os dias.

Nenhum comentário: