domingo, 25 de maio de 2008

SEGURO DESEMPREGO SOBRE ! TRABALHO INFORMAL É A CAUSA !

A Imagem acima, mostra ou ilustra locais, em todas as partes do Brasil, onde se pratica o trabalho informal, chamado de "camelôs", ou "camelódromos", presentes em várias cidades do país.
Imagem que mostra os diversos tipos de TRABALHADORES AMBULANTES, muitos na INFORMALIDADE, e agora leia a reportagem abaixo:

" O seguro-desemprego no Brasil se expande em ritmo acima do previsto e caminha para se tornar o segundo maior programa social da União, atrás apenas da Previdência. O governo recalculou de R$ 13,8 bilhões para R$ 15 bilhões os gastos previstos para ele neste ano.
O motivo principal da alta das despesas é o surpreendente aumento do total de requerentes atendidos, que em 2007 passou de estimados 5,9 milhões para 6,4 milhões. Em documentos oficiais, o fenômeno é justificado pela maior formalização da mão-de-obra nacional.
O número de empregos formais saltou de 22,3 milhões em 2002 para 29,1 milhões no final do ano passado. O seguro-desemprego só atende a trabalhadores com carteira assinada e demitidos sem justa causa: sua expansão é um efeito colateral do crescimento econômico.
A escalada dos gastos já inspira estudos para restringir o benefício. Uma das idéias em discussão no Ministério do Trabalho é elevar de seis meses para um ano o prazo de trabalho obrigatório, com registro em carteira, exigido para o pedido do seguro-desemprego". JB-25 de Maio, 2008

COMENTO: Dá para se perceber que o trabalhador informal está em evolução no país, fruto, de vários fatores:
1º O progresso econômico, que cria novas tecnologias e estas são consideradas as causas de destruição e criação de novos empregos.
2º A inovação tecnológica e a elevação da produtividade, ao mesmo tempo em que destroem produtos, empresas, atividades econômicas e empregos, também criam novos produtos, empresas e empregos.
Ocorre que destruir empregos é rápido, criar é demorado, e assim os efeitos diretos e imediatos das novas tecnologias são mais facilmente identificados.
A explosão do mercado informal provoca a precarização das condições e relações de trabalho, podendo decorrer da falta de fiscalização efetiva dos órgãos governamentais, do excesso de regulamentação e da inflexibilidade da legislação que inibem a criação dos empregos formais.
Somente distribuindo renda, praticando uma política efetivamente distribuidora de possibilidades econômicas, é que gerará a diminuição do desemprego, e o trabalho informal, além de aumentar o trabalho formal, melhorando as receitas da previdência, tão deficitária, como nos dias atuais.

Nenhum comentário: