quarta-feira, 7 de maio de 2008

ANTIGAMENTE, TODO DIA ERA DIA DE ÍNDIO

Como pode ser visto na Charge, mais uma vez, estou lendo sobre conflitos entre índios e brancos, ou entre índios e seus inimigos: madeireiros, agricultores, sem terra, garimpeiros, ou outro tipo de branco....
Até que ponto estaremos assistindo estas ações contra aqueles donos verdadeiros desta terra, e que nós brancos, na história do Brasil solapamos, ou destruímos, a custas de um modelo colonial, dominador, e cheio de "boas" intenções "colonizadoras" ?
Não nos é estranho que se revermos a história, nossos irmãos indígenas foram massacrados e deixados a míngua, ou largados por aí, e ao mesmo tempo, foram descaracterizados em sua cultura original.
Pois isso tem gerado conflitos, quando os mesmos desejam suas áreas preservadas, ou defendidas segundo seus interesses. Na história do Brasil, eles foram relegados a cidadãos de 2ª categoria, e agora, quando o governo homologa suas terras, assitimos fazendeiros e outros lutando para conquistar suas terras?
E a sobernaia Nacional? e a defesa das Nações Indígenas ?
Pois acredito que o respeito às suas aspirações, e aos seus interesses, levarão o país a uma dignidade de culturas, que só o Brasil pode ter.
Leia a opinião do Presidente do TSE : " O presidente do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), Marco Aurélio Mello, lamentou nesta segunda-feira 5/5/08, o conflito entre seguranças em Pacaraima (RR) e indígenas na reserva Raposa/Serra do Sol. À espera do julgamento do STF (Supremo Tribunal Federal) sobre a delimitação da área, Mello deu a entender que a demarcação de forma contínua em favor dos indígenas na região pode ter sido exagerada.
"Todo o Brasil foi ocupado pelos indígenas até os portugueses aqui aportarem. A ocupação pretérita não pode ser potencializada. Mas temos de aguardar um pouco. Se exacerbarmos a ocupação pretérita, nós vamos ter de entregar aos indígenas a minha cidade maravilhosa do Rio de Janeiro", afirmou Mello, após despedir-se do cargo de presidente do TSE.
Mello disse não ter uma opinião formada sobre a polêmica delimitação na reserva Raposa/Serra do Sol. O confronto ocorreu dentro da reserva indígena Raposa/Serra do Sol. A área é alvo de disputa entre índios e agricultores que cultivam arroz na região. A Polícia Federal e a Força Nacional de Segurança chegaram a ser enviadas para a região para uma operação de retirada de não-indígenas da reserva. Mas a operação foi suspensa por decisão do STF.
Perceba, todo supremo representante da justiça dos brancos acha o que nós enxergamos, e por isso,
Acredite, a paz é possível, quando todos entenderem as causas e as consequências de nossos atos contra os nativos originais desta terra.
Salvem as diferenças culturais, que vivamos nosso Mosaico Cultural!

Nenhum comentário: