quinta-feira, 22 de maio de 2008

AFRICA DO SUL: AS REAÇÕES AOS IMIGRANTES !

Observe o mapa acima, e localize, conforme a reportagem, os países de onde estão partindo os imigrantes para a República Sul Africana.


África do Sul põe Exército nas ruas para conter violência

Estrangeiros deixam um campo de refugiados improvisado em Johanesburgo
Soldados do Exército da África do Sul foram enviados para as ruas do país pela primeira vez desde o fim do regime do apartheid, em 1994, para tentar conter os ataques contra estrangeiros que já deixaram mais de 40 mortos.
Exército e polícia fizeram sua primeira operação conjunta na manhã desta quinta-feira, 21 de Maio, com buscas em três abrigos em Johanesburgo onde trabalhadores viviam, prendendo 28 pessoas e apreendendo drogas, armas e munição.
Segundo o correspondente da BBC na África do Sul Peter Biles, apesar das operações conjuntas com a polícia e Exército, ainda não se sabe quem são os responsáveis pelos ataques.
Grupos de pessoas armadas vêm realizando os ataques desde a semana passada na região de Johanesburgo e cerca de 30 mil imigrantes abandonaram suas casas.
Pela primeira vez foram relatados ataques na região noroeste da África do Sul. Também ocorreram ataques na província de Mpumalanga, no nordeste, e em Durban.
A polícia de Johanesburgo afirmou que a situação na cidade está mais calma.
O governo do Moçambique forneceu ônibus para a retirada de 9 mil pessoas do país.
A correspondente da BBC no país Karen Allen presenciou "cenas caóticas" em uma delegacia de polícia de Johanesburgo, enquanto moçambicanos lutavam para entrarem nos ônibus que os levariam de volta ao seu país.
Estima-se que a África do Sul abrigue de 3 milhões a 5 milhões de estrangeiros, a maioria deles originários do Zimbábue, de Moçambique e da Nigéria.
Alguns sul-africanos alegam que os estrangeiros estão roubando empregos da população local e contribuindo para o aumento da criminalidade.
A oposição tem criticado o que classifica de falta de firmeza e de liderança do governo de Thabo Mbeki na administração do problema.
COMENTO: sempre digo que a África do Sul, pode ser considerado uma vitrine para os demais países da região, e por vários motivos. Cito dois:
1º Por ter sido o que primeiro experiemta uma Democracia Multiracial.
2º Por ser o mais rico da região.
estes dois fatores, só por sí, já explicam os interesses de milhares de imigrantes em fugir, ou tentar ir em direção a este país.
Um fator que não podemos esquecer, é que as crises humanitárias por que passam alguns países vizinhos, acabam por estimular muitos a fugirem de seus países de orígem, e tentar novas possibilidades no país vizinho.

Nenhum comentário: