segunda-feira, 26 de maio de 2008

A AMAZÔNIA É NOSSA !

Andam dizendo por aí, que a Amazônia é "patrimônio da humanidade", outros, até estudam isso em seus livros, como está na imagem acima, que circula pela internet, afirmando que os alunos Norte-americanos estudam que a Amazônia é de Todos Nós.
De vez em quando assistimos a situações, como a Charge acima, quereno pressupor que já a vendemos aos EUA. E depois vem nosso Presidente, e fala o que está abaixo na reportagem da Folha Online, deste dia 26 de maio de 2008:
O mundo precisa perceber que a Amazônia tem dono, diz Lula
CIRILO JUNIOR da Folha Online, no Rio
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou nesta segunda-feira que o povo brasileiro é o dono da Amazônia.
Ele destacou que é preciso diminuir o desmatamento e as queimadas na região e criticou a interferência de países estrangeiros no debate.
"É muito engraçado que países que são responsáveis por 70% da poluição do planeta agora ficam de olho na Amazônia, como se fosse apenas nossa a responsabilidade de fazer o que eles não fizeram todos os anos passados. O mundo precisa entender que a Amazônia brasileira tem dono. É o povo brasileiro, que são os índios, os seringueiros, os pescadores, mas também somos nós, que temos consciência que é preciso diminuir o desmatamento e as queimadas."
Lula ressaltou, no entanto, que é preciso desenvolver a região amazônica. Ele lembrou que são quase 25 milhões de habitantes na região, que querem ter acesso às condições que os habitantes das regiões de todo o país têm.
"Por que estas pessoas têm de ficar segregadas? Esse é um debate que penso que será o principal para as próximas duas décadas."
O presidente afirmou ainda que o Brasil, por meio dos biocombustíveis, vem fazendo sua parte ao diminuir os níveis de poluição no mundo. Ele destacou que o "Protocolo de Kyoto já faliu" e que muitos dos países que assinaram o acordo o descumpriu.
"Quem tinha de tomar medidas para cumprir o protocolo nem assinou. Nós que referendamos. Somos nós, com a utilização do etanol, que reduzimos as emissões de toneladas de CO2."
COMENTO: O Nosso Presidente tem razão em afirmar prá todos o que eu já acredito, que essa Floresta é Nossa !

Más, é preciso que se tenha em mente, que só dizer, ou defender pela voz, não quer dizer que isso já a torne nossa ! é preciso ações mais eficazes, como ocupar de forma "sustentável", e ou organizar nossas fornteiras ao norte, com objetivos mais defensivos. O Projeto calha Norte e o SIVAM, apenas estão dando resultados paleativos, é preciso mais, ir além.

Defendê-la, é fazer com que de fato faça parte de nosso território as áreas de fronteerias, e também, regularizar, e fiscalizar as atuações das ONG's que já atuam na região, tornando sua posse, algo mais prático e de interesses nacionais, e não, de internacionais, como vem acontecendo.

Um comentário:

Anônimo disse...

Acho vergonhoso um professor dar voz a boatos da internet. O caso do livro didático já foi confirmado que nunca foi real.