sexta-feira, 23 de maio de 2008

A Terra Indígena Raposa Serra do Sol

O Mapa acima, mostra a região, conhecida como Reserva Raposa Serra do Sol, no Estado de Roraima.

O conflito entre grandes produtores de arroz e povos indígenas na região da Raposa Serra do Sol, no estado de Roraima, existe há décadas, mas intensificou-se nos últimos dias, com o crescimento nos trabalhos de retirada dos não-índios da região. Pode-se afirmar que "Os verdadeiros povos daquela área continuam vivendo numa situação de muita tensão porque tanto os políticos locais quanto os invasores da área articulam mobilizações e eventos que provocam as comunidades indígenas e promovem a violência".

Enquanto os índios querem ocupar o seu território de direito, os arrozeiros queimam pontes que dão acesso à região, promovem protestos e incendeiam propriedades daqueles. Tudo isso apoiado por políticos e pela elite do estado.

Há necessidade de uma ação urgente do governo para retirar esses arrozeiros e impedir que novas invasões sejam promovidas ou patrocinadas pelos políticos locais.

O governo deveria, por meio de suas forças, tanto do órgão indigenista quanto do ministério da justiça, articulado com a polícia federal, remover os invasores da terra indígena. Porque é uma área homologada com direitos exclusivos dos índios para sua ocupação, seu usufruto, e todos que estão sobre elas são considerados invasores. Além disso, seus títulos, que eles alegam possuir, também são caracterizados como nulos. Então, o governo deveria proceder imediatamente à retirada desses ocupantes do território indígena.

Nenhum comentário: