sexta-feira, 23 de maio de 2008

INDÍGENAS VIVEM ISOLADOS ! BRANCOS INTROMETIDOS !

O Mapa acima, mostra que ainda existem regiões no Estado do Acre, onde há tribos indígenas vivendo isoladas. O mapa apenas mostra as áreas onde eles estão isolados. Agora, siga as fotos abaixo:
Esta foto acima, foi feita para mostrar que são isolados, e vivem ainda distante da cultura dos brancos. Mais uma vez assistimos a civilização dos brancos invadindo a intimidade dos índios, a reação destes, olhe e verás.

Como você se sentiria, se sua intimidade fosse invadida por pessoas que quisessem te mostrar, do jeito que és para os outros . Será liberdade de expressão, ou, invasão de privacidade ?

Esta terceira foto, apenas ilustra que as invasões às terras dos Índios são feitas com objetivo até "saudável", ou seja, mostrar como vivem, más já se perguntou, se eles querem ser mostrados ?
Eles estão interessados em estar comungando de nossa "civilização" ?
Eles querem de fato o diálogo, ou preferem viver como a natureza trás de possibilidades ?
COMENTÁRIO: Estas e outras imagens ilustram os "contatos" e as relações entre brancos e índios. Uma relação e conflitos, marcantes desde o início do processo de colonização deste solo, feito pelos Portugueses, com boas intenções, mas, gerando massacres, violências, e destruindo suas culturas e seus modelos de vida.
Enquanto não respeitarmos suas identidades, suas terras, suas intimidades, como todo cidadão civilizado, os conflitos continuarão acontecendo, gerando cenas, que não se parecem nem um pouco com aquelas que vimos agora, ou qye temos assisitdo nos noticiários ultimamente.

Nenhum comentário: