segunda-feira, 26 de maio de 2008

UNASUL - UNIÃO DAS NAÇÕES SUL-AMERICANAS !

A Charge acima, destaca a criação da UNASUL - União das Nações Sul Americanas, que reúne DOZE países da região, com objetivos de aprofundar a integração entre eles.
A Charge acima, mostra os países que "assinaram" o acordo de criação da UNASUL, possuem suas divergências, tais como:
1º As Disputas territoriais entre Chile e Peru, da época da Guerra do Pacífico, no século 19, estão hoje no Tribunal Internacional de Haia.
2º A Bolívia reivindica do Chile uma saída para o mar, perdida na mesma guerra do Pacífico.
3º A Venezuela, Equador e Colômbia travam, desde março, uma disputa envolvendo as Farc (grupo guerrilheiro mais antigo do mundo, com mais de 40 anos) que ainda não teve conclusão.

Neste mundo marcado pela Globalização econômica, onde os "Acordos Multilaterias" são a nova maneira de se tornar mais presente na economia, o Brasil negocia mais um acordo com as nações Sul-Americanas : UNASUL.

A questão é que os debates já estão esquentando os blogs em todas as direções, e para não aumentar nem diminuir a polêmica, eu me coloco diante desta questão.

Eu acredito que é possível engajarmos em uma luta pelos ideais das nações sul americanas, e que isso só será possível quando todas os nossos desejos forem comuns, ou seja: Acabar com a Fome, criar mecanismos que assegurem a defesa do continente, desenvolver projetos que visem, o progresso de todas as regiões mais atrasadas, e outros objetivos.

O que percebemos, é que mais uma vez, a interferência da mídia, e de grupos econômicos contrários andam divulgando por aí, que o Brasil está entrando em mais uma "fria diplomática", por não impor suas posições, ou por não se posicionar contra grupos de geurrilha ou terrorismo (ótica norte-americana) para as FARC's.

O mais interessante de tudo, é que ninguém ainda se deixou levar pelos interesses que o nosso país pode ter nas nações sul-americanas.

Segundo o Presidente Lula, " a imprensa fez uma cobertura da cúpula da Unasul (União de Nações Sul-Americanas), criada na semana passada, em Brasília (DF), de forma muito pífia e cheia de preconceitos. Por falta de consenso, a Unasul não aprovou a criação do Conselho de Defesa da América do Sul - proposta defendida pelo Brasil. "Quando reparo o que a imprensa retratou, sobretudo a escrita, [a Unasul] foi um fracasso. Quando na verdade para quem já foi governo e faz política na América da Sul, sabe que o que nós conseguimos fazer sexta-feira foi algo dimensão tão incomensurável que muitos cientistas políticos não achavam possível de ser feito", disse Lula hoje no Rio.
Isso comprova, que em termos de informações, devemos buscar ler mais sobre o tema, criando em nós, conhecimento dos motivos e porquês de tanta crítica ou elogio a este acordo.

Concordo com o Presidente na questão do acordo, pendengas diplomáticas precisam ser resolvidas, e isso não se consegue de um dia para o outro.

Lembrem-se da Turquia na União Européia, da Rússia no G8, e outros casos, em que a negociação precisa ser o fator que possibilita o avanço, onde todos cedem, todos ganham, todos conquistam suas possibilidades econômicas.

Nenhum comentário: