quinta-feira, 22 de maio de 2008

ISRAEL E SÍRIA: UM CONFLITO LATENTE !

O Mapa acima, ilustra as tensões entre Israel e Síria, que disputam uma área de fronteira, desde a Guerra dos Seis Dias, de 1967.
Terminam negociações de paz entre Israel e Síria na Turquia
Após 3 dias de conversas mediadas pelos turcos, os dois países alcançam 'bases comuns' e reuniões continuarão, Efe
ANCARA - As conversas indiretas de paz entre Israel e Síria iniciadas sob mediação da Turquia em Istambul terminaram após três dias de reuniões secretas, confirmou nesta quinta-feira, 22, o ministro de Assuntos Exteriores turco, Ali Babacan. "A linha Israel-Síria do processo de paz no Oriente Médio foi reaberta oficialmente após uma interrupção de 13 anos. Foi estabelecida uma base comum e as partes continuarão se reunindo a partir de agora", declarou Babacan à imprensa.

As Colinas de Golan são o centro da discórdia nas relações entre Israel e a Síria. As montanhas, que hoje delimitam a fronteira norte israelense, foram ocupadas durante a Guerra dos Seis Dias, em 1967. O país as anexou em 1981.

Consideradas militarmente estratégicas, em razão de sua altitude, as colinas também são de grande importância devido às suas fontes de água, isso numa região que sofre anualmente com a seca. Segundo a BBC, estima-se que cerca de um terço da água que abastece Israel nos dias de hoje é proveniente de Golan.

O destino da região tem sido o principal elemento de todas as tentativas de levar os dois países a assinar um tratado de paz. Israel e Síria continuam tecnicamente em estado de guerra desde 1967, um conflito acentuado recentemente em razão do apoio sírio a organizações palestinas responsáveis por atentados e aos guerrilheiros libaneses do Hezbollah.

COMENTO:
Nas tensas relações, no jogo de interesses entre os dois países, é presumível que se obtenha sempre negociações entre ambos, mas isso não quer dizer que teremos enfim, a PAZ na região do Oriente Médio, considerada "barril de pólvora", pelo interesse geopolítico das grandes potencias nas riquezas, principalmente no petróleo.
Podemos imaginar, que negociações como esta estarão acontecendo sempre, e pode ser que ajude as duas partes a entenderem que só com a troca de "terra pela paz", é que será possível construir uma região mais pacífica e estável, do ponto de vista político.

Nenhum comentário: