terça-feira, 24 de março de 2009

A HORA É AGORA ! VAMOS TODOS APAGAR AS LUZES !

A hora é essa. No próximo dia 28, sábado, entre 20h30m e 21h30m, diversas cidades do Brasil e do mundo vão apagar as suas luzes para chamar a atenção para o aquecimento global.
A reportagem é de Carlos Albuquerque e publicada pelo jornal O Globo, 24-03-2009.


Iniciativa da rede WWF, o evento, apropriadamente batizado de Hora do Planeta, é um ato simbólico no combate às mudanças climáticas.
No Brasil, mais de 30 cidades e 53 instituições aderiram ao movimento, que já conta com 2.140 localidades de 82 países. Ícones mundiais, como o Cristo Redentor, no Rio; a Torre Eiffel, em Paris; e a ponte Golden Gate, em San Francisco (EUA) serão apagados, marcando a adesão global ao evento.
— Com o gesto de apagar a luz, queremos passar uma mensagem de alerta contra o aquecimento global — afirma a secretária-geral do WWFBrasil, Denise Hamú.
— Temos a ambição de, através de um simples ato simbólico, provocar uma mudança de comportamento, que faça com que não apenas governos e instituições mas também cidadãos comuns se engajem e tenham mais compromisso com o planeta.
O evento aconteceu pela primeira vez em Sydney, na Austrália, em 2007, como um movimento local.
— Desde então, o evento tem crescido de forma impressionante, se espalhando no ano seguinte por 35 países — conta o australiano Andy Ripley, diretor-executivo da Hora do Planeta.
— Com o crescimento, ampliamos o nosso foco para a causa maior, que é o aquecimento global.
De acordo com Ripley, o evento vai servir como “um mandato” para que os políticos se engajem cada vez mais no debate sobre as mudanças climáticas, na esperança que, no fim do ano, durante a Conferência do Clima, da ONU, em Copenhague, na Dinamarca, se consiga chegar, enfim, a um novo acordo que possa suceder, satisfatoriamente, o Protocolo de Kioto, que expira em 2012.
— Passamos aos políticos a mensagem de que confiamos neles para que façam bem o seu papel em Copenhague — explica Ripley.
Esta é a primeira vez que o Brasil (“Um dos países-chave para as negociações em Copenhague”, segundo Ripley) participa da campanha.
Apesar de possuir uma matriz energética limpa — 85% do território nacional é abastecido por hidrelétricas — e ter um baixo consumo per capita de energia, a “dívida” do país com o clima se dá através do desmatamento. A devastação das florestas — principalmente a Floresta Amazônica — é responsável por 75% das emissões de CO2 do Brasil, fato que coloca o país entre os cinco maiores emissores de gases-estufa.
— A participação do Brasil na Hora do Planeta é extremamente importante para chamar ainda mais a atenção para o desmatamento — diz Denise Hamú.
— Além disso, o país tem um peso muito grande nas atuais negociações climáticas.
Mas como lembra Roberto Schaffer, professor de planejamento energético da Coppe/UFRJ, apesar de o Brasil ter uma matriz limpa, as emissões de outras fontes, como agricultura e energia elétrica, não devem ser menosprezadas na busca por um desenvolvimento sustentável.
— Embora nossa matriz seja limpa, ela pode ficar suja se construirmos térmicas a carvão ou óleo combustível — afirmou Schaffer.
— Quanto mais eficiente formos, menos vamos precisar dessas usinas consideradas suja.

Nenhum comentário: