domingo, 5 de julho de 2009

O futuro das relações entre EUA e Rússia !

Obama herdou de Bush o acirramento do antiamericanismo russo, fruto da diplomacia atabalhoada do ex-presidente em relação a Moscou.
Nos últimos dez anos, sob o domínio de Vladimir Putin, a Rússia se tornou mais nacionalista, corrupta e corporativista. Ao mesmo tempo, Putin insuflou um patriotismo antiocidental — os livros didáticos mais recentes são críticos em relação aos EUA tanto quanto condescendentes em relação a Stalin. Aos olhos dos EUA, a Rússia vem criando problemas no plano geopolítico, na OMC, na Organização para a Segurança e Cooperação na Europa, na Otan e na ONU, onde vem bloqueando a aplicação de sanções ao Irã.
O Irã, entretanto, representa uma das muitas questões onde os interesses russos e norte-americanos podem coincidir. Nenhum dos dois quer que o país dos aiatolás ascenda como uma potência nuclear. Outro exemplo é o Afeganistão, que ambos querem ver estável, livre da Al-Qaeda. A Economist considera que a humildade e a serenidade de Obama podem ajudar os EUA a lidarem com um país com um forte orgulho nacional misturado com um perigoso sentimento de inferioridade.

Nenhum comentário: