domingo, 12 de julho de 2009

QUESTÃO SIMULADA ENEM: AS MULTINACIONAIS EM NOSSO DA A DIA !

Observe a Figura abaixo, referente aos nomes e marcas das principais Multinacionais ou Transnacionais.
Pode-se perceber o emaranhado de nomes, marcas, que as vezes nem percebemos estar fazendo parte de nosso dia a dia.
Mas leia o texto abaixo escrito pelo historiador e pensador Eduardo Galeano:
Se você busca a verdade, beba a cerveja Heineken. Quer autenticidade? Fume cigarros Winston. Busca a rebeldia? Compre uma máquina Canon. Está inconformado com a situação do mundo? Coma um hambúrguer da Burger King. Deseja afirmar sua personalidade? Use um cartão Visa. Quer defender o meio ambiente? Espelhe-se no exemplo da Shell. Hoje em dia, a publicidade tem a seu cargo o dicionário da linguagem universal. Se ela, a publicidade, fosse Pinóquio, seu nariz daria várias voltas ao mundo. O texto é de Eduardo Galeano.
Eduardo Galeano
Hoje em dia, a publicidade tem a seu cargo o dicionário da linguagem universal. Se ela, a publicidade, fosse Pinóquio, seu nariz daria várias voltas ao mundo.
“Busque a verdade”: a verdade está na cerveja Heineken.
“Você deve apreciar a autenticidade em todas suas formas”: a autenticidade fumega nos cigarros Winston.
Os tênis Converse são solidários e a nova câmara fotográfica da Canon se chama Rebelde: “Para que você mostre do que é capaz”.
No novo universo da computação, a empresa Oracle proclama a revolução: “A revolução está em nosso destino”. A Microsoft convida ao heroísmo: “Podemos ser heróis”. A Apple propõe a liberdade: “Pense diferente”.
Comendo hambúrgueres Burger King, você pode manifestar seu inconformismo: “Às vezes é preciso rasgar as regras”.
Contra a inibição, Kodak, que “fotografa sem limites”.
A resposta está nos cartões de crédito Diner's: “A resposta correta em qualquer idioma”. Os cartões Visa afirmam a personalidade: “Eu posso”.
Os automóveis Rover permitem que “você expresse sua potência”, e a empresa Ford gostaria que “a vida estivesse tão bem feita” quanto seu último modelo.
Não há melhor amiga da natureza do que a empresa petrolífera Shell: “Nossa prioridade é a proteção do meio ambiente”.
Os perfumes Givenchy dão eternidade; os perfumes dão eternidade; os perfumes Dior, evasão; os lenços Hermès, sonhos e lendas.
Que não sabe que a chispa da vida se acende para quem bebe Coca-Cola?
Se você quer saber, fotocópias Xerox, “para compartilhar o conhecimento”.
Contra a dúvida, os desodorantes Gillette: “Para você se sentir seguro de si mesmo”.
DIANTE DO TEXTO, DA IMAGEM E DE SEUS CONHECIMENTOS SOBRE O TEMA MULTINACIONAIS, PODE-SE AFIRMAR QUE:
1 - As empresas denominadas Multinacionais ou simplesmente Transnacionais possuem filiais em todos os países do mundo, por serem caracterizadas como empresas de sedes múltiplas, e estarem localizadas sempre em países mais ricos e desenvolvidos.
2 - Todas as empresas Multinacionais possuem regras de localização com esferas geográficas, econômicas e buscam somente lucrar nos países onde se instalam, e em nada atuam em projetos sociais nos países filiais.
3 - As empresas multinacionais, tão presentes no nosso dia a dia, e são manifestação da fase atual do capitalismo- o Capitalismo Financeiro ou monopolista. Nessa fase do capitalismo as características marcantes são: a presença do Estado na economia e as Multinacionais.
4 - As Multinacionais são empresas que se constituem em grandes conglomeradas industriais e financeiros, surgem da evolução das industrias de grande porte na fase industrial do capitalismo.
5 - As Multinacionais são, uma manifestação do aprimoramento que o centro faz na periferia do capitalismo, na qual ultrapassou-se a simples compra de matéria-prima pelo centro e de industrializados pela periferia. As relações são mais complexas e, apesar de evoluírem, ainda continuam desiguais.
DIANTE DAS FRASES ACIMA, PODE-SE AFIRMAR QUE:
a) Todas estão corretas sobre o tema proposto.
b) Somente há QUATRO frases corretas.
c) Somente há TRÊS frases corretas.
d) Somente há DUAS frases corretas.
e) Somente há UMA frase correta.
QUAL É A RESPOSTA A ESTA QUESTÃO? SE SOUBER, ME ENVIE SUA RESPOSTA E COMENTE ....

Um comentário:

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.