domingo, 19 de julho de 2009

QUESTÃO SIMULADA ENEM: AS ALTERAÇÕES CLIMÁTICAS E O AQUECIMENTO GLOBAL !

LEIA A REPORTAGEM ABAIXO, REFERENTE AO TEMA AQUECIMENTO GLOBAL:
Os líderes do países mais industrializados concordaram em tentar limitar o aumento da temperatura do planeta a este nível até 2050. O parâmetro são os níveis de temperatura da Terra registrados na era pré-industrial. Os líderes do G8 acordaram a posição de que os países desenvolvidos devem cortar suas emissões de carbono em 80% até 2050, a fim de que a redução global seja de 50%. Analistas dizem que não ficou estabelecido como estas metas serão alcançadas. Além disso o cumprimento dos objetivos depende da China e da Índia, países em rápida industrialização que só discutirão o tema nesta quinta-feira, 9, com os líderes do G8, juntamente com os outros países do G5: Brasil, México e Egito.
Jornalista Miriam Leitão afirma que “Brasil, China e Índia bloqueiam acordo climático”
A colunista do jornal O Globo informa hoje em seu blog que “os países mais ricos estão com metas drásticas de redução de emissão dos gases de efeito estufa” e que o Brasil foi responsável por bloquear o acordo climático, com Índia e China. Barack Obama disse a Lula que ainda há tempo de se fazer um acerto em relação à questão climática entre as principais potências industrializadas e os países em desenvolvimento. A informação foi dada pelo porta-voz da casa Branca, Robert Gibbs, nesta quinta-feira, 9/7/09.
O presidente norte-americano disse que acredita ser possível um avanço antes da reunião da Organização das Nações Unidas (ONU) sobre o novo tratado de mudança climática. O evento acontecerá em dezembro, em Copenhague. Obama e Lula encontraram-se durante a reunião do G8.
A respeito do tema que o texto pode trazer, É INCORRETO afirmar:
a) O tratado de Kyoto foi assinado por mais de 100 países, sendo que as metas a cumprir ficaram mais restritas aos que primeiro poluíram, ou seja aos países mais industrializados.
b) O que se negocia em Copenhague, são metas de redução mais ambiciosas, que pontuem novos países para estarem na lista de redução, ou seja, países chamados de emergentes, que estão os citados, como Brasil, Índia e china, atualmente grandes poluidores.
c) Os países que mais poluem atualmente, são aqueles que mais devem reduzir suas emissões de gases estufa,sendo eles industrializados ou não, e isso faz parte do Tratado de Kyoto.
d) Os países industrializados são os maiores emissores de gases estufa, e portanto, são considerados os maiores responsáveis pelo aquecimento global, e nesta condição, devem cumprir metas de médio e longo prazo de redução de C02.
e) As pressões para países como Brasil, Índia e China reduzam suas emissões de gases estufa é parte de um processo de politização da questão, visto que os países mais ricos estão com metas a cumprir, e agora, também jogam as responsabilidades sobre os países mais pobres.

Nenhum comentário: