terça-feira, 3 de junho de 2008

G-20 PROTESTA CONTRA SUBSÍDIOS AGRÍCOLAS DOS EUA !

Leia notícia abaixo:
"O G-20, grupo de países emergentes liderado pelo Brasil, divulgou hoje comunicado conjunto protestando contra os subsídios agrícolas norte-americanos. O comunicado ataca a decisão dos parlamentares dos Estados Unidos de renovar os subsídios por meio da nova lei agrícola do país (Farm Bill). A iniciativa, segundo o G-20, dificulta ainda mais uma conclusão da Rodada Doha da Organização Mundial do Comércio (OMC), já em crise.Para os países emergentes, a decisão vai "na direção errada". "A Rodada Doha deveria resultar em uma redução dos subsídios", afirmaram as economias em desenvolvimento no comunicado. "Mas a Farm Bill irá gerar uma maior distribuição de recursos para 15 commodities, em contradição com o mandato da Rodada e com a decisão da OMC de condenar os subsídios ao algodão", afirmou o comunicado do bloco, formando ainda por Argentina, África do Sul, Índia, Egito e outros emergentes. Na avaliação do bloco, a única forma de "conter" a Farm Bill seria com novas regras na OMC estipulando um limite por ano no valor que os americanos poderiam subsidiar. Para isso, o bloco pede o engajamento dos Estados Unidos nas negociações".

COMENTÁRIO: A participação do Brasil neste bloco, fortalece a união dos países que buscam um comércio mundial mais equitativo, mais justo, e "democrático", sem prevalecer países ou empresas de países mais ricos.
A luta dos países menos ricos, ou subdesenvolvidos não deve ser fácil, pois os países mais ricos possuem uma força muito grande na O.M.C.

Nenhum comentário: