terça-feira, 2 de setembro de 2008

DERRETERAM O ÁRTICO !

A imagem acima é assustadora, pois revela o que já se parece óbvio: O Ártico está derretendo, e em um ritmo muito rápido !

O mar aberto agora se estende pelo Ártico, fazendo com que seja possível, pela primeira vez na história da Humanidade, a circunavegação do Pólo Norte.

Novas imagens de satélite mostram que o derretimento do gelo abriu tanto a mítica Passagem Noroeste, como também uma rota no nordeste, na mais inequívoca demonstração dos efeitos do aquecimento global na região. As passagens são capazes de encurtar o trajeto entre os oceanos Atlântico e Pacífico e já despertam o interesse de empresas de navegação.Turistas foram salvos de enchente

A reportagem é de Geoffrey Lean, publicada no jornal The Independent e reproduzida pelo jornal O Globo, 02-09-2008.

De acordo com o professor Mark Serreze, do Centro de Pesquisas do Gelo e da Neve dos Estados Unidos, dados recentes, compilados por cientistas da Universidade de Bremen, na Alemanha, confirmam que o degelo no Ártico atingiu um ponto irreversível. Para os especialistas, a região pode ficar sem gelo no verão dentro de cinco anos. Curiosamente, Sarah Palin, companheira de chapa do candidato republicano à Presidência dos Estados Unidos, John McCain, acredita que não há provas confiáveis de que o aquecimento global seja uma realidade.
A abertura dessas passagens — que já era ansiosamente esperada por companhias de navegação, que esperam assim conquistar um valioso caminho em rotas comerciais — é apenas mais um entre os muitos sinais recentes de que as mudanças climáticas castigam o Ártico.
Na semana passada, o Centro de Pesquisas do Gelo e da Neve dos Estados Unidos já havia alertado para o fato de que a cobertura de gelo no local tinha atingido um nível de encolhimento recorde, superando a marca negativa alcançada em 2005.
Há quatro semanas, um grupo de turistas teve que ser evacuado do Parque Nacional Auyuittuq, na Ilha de Baffin, no Canadá, por causa de enchentes causadas pelo derretimento de geleiras. Ironicamente, no idioma local, Auyuittuq quer dizer “a terra que nunca derrete”.
Um pouco antes, numa imagem sem precedentes, nove ursos polares foram vistos nadando a 400 quilômetros de distância da costa do Alasca, tentando alcançar um bloco de gelo. Há dez dias, cientistas anunciaram a descoberta de imensas rachaduras na geleira de Petermann, no extremo norte da Groenlândia, uma área que, até então, não havia sido atingida pelos efeitos do aquecimento global.
Oceano Ártico sem gelo em 2030
Mas é a abertura simultânea dessas duas passagens — algo que não ocorria há 125 mil anos, segundo estudos — que deve causar o maior choque. Até então, essas rotas estavam bloqueadas desde a última Era do Gelo. Em 2005, a Passagem Nordeste se abriu, enquanto a Noroeste permaneceu fechada.
No ano passado, a situação se inverteu. Mas recentes imagens de satélite, feitas pela Nasa, usando sensores de microondas, que penetram nas nuvens, mostraram que a única obstrução restante à abertura completa da Passagem Noroeste — um pedaço de gelo que se estendia da Rússia através do Mar de Laptvev — tinha se dissolvido completamente.

Nenhum comentário: