sábado, 7 de agosto de 2010

Crise econômica mundial reduz corte de madeira

PELO MENOS UMA BOA, OU QUASE BOA NOTÍCIA NESTE MUNDO DE CRISE AMBIENTAL....
A crise econômica freou o corte de madeira no mundo. Com a queda sem precedentes do número de construções, de crédito e do consumo de energia, a ONU estima que o uso de madeira e papel tenha caído 11,6% em 2009 - a maior redução em 40 anos.
A reportagem é de Jamil Chade e publicada pelo jornal O Estado de S. Paulo, 06-08-2010.

Pela primeira vez em 20 anos, o corte de árvores no Hemisfério Norte para atender ao setor industrial ficou abaixo de 1 bilhão de metros cúbicos. No total, 300 milhões de metros cúbicos a menos de madeira foram usados em 2009 em comparação a 2007. Nos países do Leste Europeu, Rússia, Estados Unidos e Canadá, a queda foi de 14%.
Segundo a ONU, a crise nos países ricos e o real valorizado fizeram com que o Brasil perdesse espaço nos mercados estrangeiros para a madeira asiática. A produção nacional passou a atender principalmente o mercado interno, em plena expansão do setor de construção.
A ONU alerta que o uso da madeira para construção e energia não é o principal motivo do desmate das florestas pelo mundo. Queimadas para transformar um terreno em terra arável, mineração e outras atividades são fatores que têm impacto ainda maior. Mesmo assim, o que se comprovou foi uma queda acentuada na produção pelo mundo.

Certificação
A crise também desacelerou o ritmo de certificação de florestas. Hoje, 355 milhões de hectares de florestas estão certificados, 8% a mais que em 2009. Com a recessão, os investimentos de empresas para certificar sua produção e o apoio de governos caíram.

Nenhum comentário: