domingo, 10 de agosto de 2008

ABKHÁZIA APROVEITA FRAQUEZA GEORGIANA E APOIO RUSSO !

O Mapa acima se refere ao CÁUCASO, região onde estão presentes, Geórgia, Osséia do Sul, Abkházia, Chechênia, Rússia e outros países que vivem conflitos internos separatistas.


As autoridades separatistas da Abkházia pretendem aproveitar a difícil situação da Geórgia e o apoio da Rússia, a fim de se apoderar do desfiladeiro de Kodori e do distrito de Zugdidi, no sudeste georgiano.
Pelo segundo dia consecutivo, as forças da Abkházia e da Rússia, segundo reconhecem os próprios separatistas, atacam as posições em Kodori, uma estreita passagem para quase 15% do território dessa região separatista.
"A operação em Kodori continuará até que as forças georgianas sejam expulsas", declarou o comando separatista.
Ao longo de toda a guerra de secessão na Abkházia, de 1992 a 1995, as forças da região, apoiadas pela aviação e unidades regulares russas, não conseguiram vencer a resistência dos montanheses de Kodori.

Agora que a Geórgia se vê envolvida no conflito com a Rússia pela também região separatista da Ossétia do Sul, as autoridades da Abkházia decidiram que chegou o momento de se apoderar da última parte de seu território que segue fiel a Tbilisi.

Nessa parte da região está o Governo da Abkházia, que a Geórgia considera legítimo.
Em conversa telefônica com a Agência Efe, Merab Kishmaria, ministro da Defesa da Abkházia, admitiu que é uma "operação conjunta" com as tropas russas, mas se negou a precisar se são capacetes azuis ou forças regulares.

O subchefe do Estado-Maior da Rússia, geral Anatoli Nagovitsin, afirmou, no entanto, que a Rússia "não pensa em iniciar a escalada da situação" e assegurou que "atualmente (as forças russas) não realizam operações militares" na zona.
"As forças de manutenção da paz (formadas por soldados russos) cumprem com sucesso sua missão", acrescentou.

As tropas da Abkházia violaram abertamente os acordos que estabelecem uma faixa de segurança e se entrincheiraram ao longo do rio Inguri, na fronteira sudeste, enquanto a aviação bombardeou o distrito georgiano de Zugdidi.

O presidente do Parlamento da Geórgia, David Bakradze, advertiu em Tbilisi que "nas próximas horas os militares russos se propõem a atacar Zugdidi" e, em nome do presidente do país, chamou à resistência popular. EFE"Nós temos tropas suficientes para reagir adequadamente e nos defender em Kodori."

Abkházia e Ossétia do Sul, que são apoiadas pela Rússia, se separaram da Geórgia após guerras sangrentas no início dos anos 90 e dizem não aceitar nada menos do que a independência total. A Geórgia vê a unidade das regiões como uma prioridade nacional.
Os líderes de Ossétia do Sul e Abkházia prometeram cooperar na oposição à Geórgia.
Após a Geórgia enviar tropas à Ossétia do Sul, a Abkházia colocou suas forças mais próximas à fronteira da Geórgia e enviou mais de 1.000 voluntários à província atacada.
Os líderes separatistas suspeitam que o presidente pró-ocidente Mikheil Saakashvili planeja a retomada das províncias pela força. Saakashvilli prometeu encontrar uma maneira pacífica para a reintegração.

Um comentário:

Anônimo disse...

no paragrafo acima o escriba queria dizer; independencia da união sovietica? e,juntar-se á ossetia do norte na russia será?