terça-feira, 25 de novembro de 2008

AS CHUVAS EM SANTA CATARINA ! CATÁSTROFE PREVISTA ?

CHOVE CHUVA.... EU VOU PEDIR UMA PRECE A DEUS NOSSO SENHOR....

Mapa acima, prevendo CHUVAS INTENSAS na região Sul do brasil, em especial para SANTA CATARINA !
Imagens dos resultados das CHUVAS em SANTA CATARINA !



Imagens das CHUVAS em SANTA CATARINA !

Após três meses de água, durante os quais o sol só fez breves aparições, os moradores de Florianópolis voltaram a levar a sério um dito dos antigos nativos: "Quando chove na lua cheia de agosto, seguem-se sete meses de chuva".
O artigo é de José Geraldo Couto e publicado no jornal Folha de S.Paulo, 25-11-2008.
Formada por bairros separados uns dos outros por morros, lagoas, rios, matas e mangues, a capital catarinense se tornou um conjunto de ilhas dentro da ilha. Deslizamentos de terra, enchentes, estradas bloqueadas, aulas suspensas na rede pública: cada um fica no seu canto esperando que a terrível profecia não se cumpra.
Na Lagoa da Conceição, onde moro, a rotina mudou radicalmente. Ruas desertas, sem os habituais caminhantes matinais, sem ciclistas, sem os desocupados que matam tempo nos cafés, sem os pequenos congestionamentos rumo às praias da Joaquina, Mole e Campeche.
Os moradores do bairro, refiro-me ao "centrinho" da Lagoa, só saem de casa em pequenas corridas ao supermercado, à farmácia ou aos restaurantes a quilo quando a chuva amaina. Esgueiram-se sob marquises, chafurdam nas poças e, quando se encontram, só têm um assunto: a chuva, as goteiras, as quedas de energia, a roupa mofada.
Os turistas vão contrariados de um café a outro, olhando com desânimo para o céu carregado.Uma amiga, dona de agência de viagens, diz não agüentar mais as reclamações dos visitantes. Sem um órgão público de apoio, eles invadem a agência para reclamar. Um dinamarquês chegou a dizer, brandindo um guia: "Fui enganado. Aqui diz que a cidade é linda e cheia de opções".
Mas o desapontamento dos turistas é a face mais leve de um baixo-astral generalizado que domina a ilha de Santa Catarina, ao lado da preocupação com tragédias maiores, tais como as que acometem as cidades do vale do Itajaí.
As lembranças do dilúvio de 1983, do apagão de 2003 e do ciclone Catarina (2004) continuam vivas entre os moradores. Para muitos, a chuva atual é mais uma praga que a natureza manda de quando em quando para matizar a imagem paradisíaca deste privilegiado "pedacinho de terra perdido no mar", como canta o hino da cidade.


As mortes no litoral de Santa Catarina são uma tragédia anunciada e vão continuar a ocorrer se nada for feito rapidamente. O alerta é da geógrafa Maria Lúcia de Paula Herrmann, coordenadora do Núcleo de Estudos de Desastres Naturais da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em entrevista ao jornal Folha de S.Paulo, 25-11-2008. Ela diz que o solo é "podre", fruto de uma alteração geológica de 4 milhões de anos, e que a ocupação precisa ser controlada.
Eis a entrevista.
O que está acontecendo em Santa Catarina?
Todas as nossas serras têm um material superficial bem permeável. Esse manto, quando está muito saturado e a água continua a penetrar no solo, fica uma espécie de lâmina d'água separando a rocha desse material. Aí desliza. Isso acentua-se muito porque as pessoas constroem nessas áreas.
Podemos dizer que o solo está "podre"?
A gente usa mais manto conluvial, material intemperizado. Saprolitizado é um termo popular, é rocha podre, que está bem alterada.
São áreas urbanizadas.
Esse é o problema. Essas áreas das encostas estão sendo muito ocupadas. A maioria das cidades dessa faixa litorânea está se expandido em direção às encostas. E as encostas estão sujeitas a isso: quando a água infiltra, satura e desliza.
Não tem como combater?
O escorregamento, mesmo que tivesse a vegetação, não tivesse a ocupação, estaria acontecendo, porque o solo vai saturar do mesmo jeito. Agora, não haveriam desabrigados, desalojados. São áreas que estão sem cuidado.
O poder público sabe disso tudo?
Se você acompanhar cada episódio de chuva intensa, os bairros sujeitos a deslizamentos são os mesmos e os pontos são praticamente os mesmos. Não é novidade. O que a gente nota é que há um certo descuido em fazer fiscalização e controle das encostas, de urbanização desordenada.
Toda vez que chover muito forte vai acontecer isso?
Acho que se continuar com esse tipo de ocupação, e as existentes ficarem sem nenhuma atenção, os números de desabrigados e mortos vão ser cada vez maiores.

29 comentários:

Anônimo disse...

Santa Catarina está em estado de emergência.

Anônimo disse...

As Chuvas em Santa Catarina veio rapida e forte onde acarretou en grandes fatalidades, e que nesse momento o importante é ajudar as pessoas que estão desabrigadas e etc..

Filipe Fardin

Anônimo disse...

As chuvas quando chegadas sem prévio aviso pode acarretar em desastres como mostradas nas figuras, onde diversar familias ficam desabrigadas e sem ter onde durmir, perdendo tudo dentro de casa, e o governo não colabora ajudando essa familia, porém no caso da reportagem o aviso foi feito, porém muitas casas são feitas em barrancos o que prejudica a vida do cidadão, mais a população não tem rendas suficientes para morar em locais apropriados, no que traz diversos problemas.
Beijos fessor, ameiii o blog!
noooooooooooossaaaaaaaaa! =)

Anônimo disse...

As fortes chuvas que atingiram SC, provocaram inúmeros estragos à população daquela região. Agora é um momento propício para que o governo brasileiro se mostre totalmente disposto a prestar socorro àquele estado.

Anônimo disse...

Professor sentirei sua falta vc é uma pessoa íncrivel e um professor que sempre será lembrado pelos alunos com carinho.

Bjos

Anônimo disse...

A situação de SC está piorando, e esse é mais um exemplo de que temos mudar a forma de desenvolvimento adotada até hoje pelo Brasil.



Mario,
Você é um otimo professor, mesmo eu não me saindo muito bem na sua materia ! hehehe
Saiba que te adimiro muito pelo seu trabalha e também pela pessoa que você é !
Obrigada por tudo..
Você fará falta !
Beijos

Anônimo disse...

É triste ver a situação daquela gente,e sabemos que não tem soluções imediatas, o governo tem q tomar uma atitude a respeito desse problema para que vidas sejam salvas...Gostei da publicação

Anônimo disse...

É claro que a tragédia em Santa Catarina merece toda a atenção em relação as vitimas, aos desabrigados e aos demais que ainda estão sofrendo, mas acima de tudo é necessario que o governo dê atenção especial as causas que levaram a essa tragedia que sensibilizou toda a populaçao brasileira. Se o problema não é algo novo, se já havia indicios de que algo poderia acontecer, por que nada foi feito? Infelizmente as medidas só serão tomadas depois do desastre, mas ainda assim, o alerta foi bem dado.

Anônimo disse...

Professor atraves de seus ensinamentos pude aperfeisoar meus conhecimentos, apesar de as vezes reclamar quando você dita muito rápido ou até mesmo por não presta atenção nas aulas as vezes...

Saiba que adorei ter você como meu professor !!

As chuvas nessa região tem causado diversos entragos, mortes, desabrigados e com isso aquele estado que poderiamos considerar rico em beleza já não é mais a mesma coisa... Mas nunca é tarde para dar a volta por cima por isso todos devemos colaborar para a melhoria desta situação critica !!

beijOos


Juliana Souza Vieira 3º Humanas

Anônimo disse...

foi maravilhoso ter mostrado a respeito das catátrofes de chuvas que tem ocorrido em santa catarina, pois diante disto a população se comove e contrubiu com a ajuda de cada cidadão catarinense que perdeu seus bens.

Anônimo disse...

assim que as chuvas se manteram contantes o governo de santa catarina ja devia ter tomado providencias para proteçao da populaçao,snta catarina ja sofreu muitas catastrofes ,cabia ao governo de santa catarina impedir a contruçao de moradias em locais de risco,proporcionando a populaçao uma situaçao mais segura,evitando mortes e sofrimento!

Anônimo disse...

Com a forte chuva em santa catarina,está causando tragédias,agora é a hora dos proprios brasileiros com o gorveno,trabalhar em conjunto para ajuda as pessoas que estao desabrigadas.

Anônimo disse...

a chuva em Santa Catarina vem acarretando varias fatalidades, onde diversas familias ficam desabrigadas sem ter onde dormir,perdendo tudo dentro de casa.agora é um momento onde o governo deveria mostrar disposição e solidaredade para ajudar essas pessoas que tanto precisa.

Anônimo disse...

a chuva em Santa Catarina vem acarretando varias fatalidades, onde diversas familias ficam desabrigadas sem ter onde dormir,perdendo tudo dentro de casa.agora é um momento onde o governo deveria mostrar disposição e solidaredade para ajudar essas pessoas que tanto precisa.

Anônimo disse...

O estado de Santa Catarina precissa de ajuda para se recompor e rezar para a chuva passar logo, fazer chover o homen já sabe,mas fazer parar de chover ele ainda não aprendeu.

Anônimo disse...

no jornal eu vi uma noticia de uma mulher que perdeu a filha de 3 anos,em santa catarina por causa das chuvas que fez com que desmoronasse os barrancos que sustentava sua casa.. e deu no que deu... tem se falado muito sobre esse problema em SC, de acordo com o jornal nacional o presidente Lula disse que estará enviando remedios e dinheiro a população de lá para repor o que foi destruido e ajudar as pessoas que no momento estão "presas" lá. casas de abrigo para os que perderam as suas estão cheias..... é um assunto muito importante ... ótima reportagem Mario ;) parabens.

Anônimo disse...

As chuvas em Santa Catarina infelizmente causou grandes catástrofes, principalmente para as pessoas menos favorecidas, que na maioria dos casos perderam tudo, restando somente a esperança de uma nova vida, com a reconstrução de seus lares

Anônimo disse...

as pessoas que sofreram com essas chuvas merecem a atenção de tds cidadãos do Brasil,pois passam por um momento mt dificil e merecem a ajuda de tds.

Anônimo disse...

O importante, no momento é ajudar os desabrigados e concientizar a população sobre àreas de risco, e quando as chuvas passarem, colocarem fiscalização em àreas de encostas para evitarem problemas futuros.

Anônimo disse...

Vendo tamanha tragédia no estado de Santa Catarina, só nos resta a ajudar as pessoas que perderam tudo...

Anônimo disse...

Santa Catarina enfrenta uma das maiores catástrofes naturais da história, e deixou muitas familias desabrigadas, e muitas mortes. Um assunto que concerteza ainda vai trazer bastante polemica.

Layra Martins
Laís Peccini

Anônimo disse...

A situação de Santa Catarina é muito crítica um caos total alagamentos,mortes,desabrigados;e muito medo.Toda a população está precisando muito de ajuda principalmente ajuda material,muitos perderam tudo não tem nem o que vestir;e pior o que comer!!!!!!!!!!!!!!!

Anônimo disse...

Professor,
Vamos sentir muita sua falta, de verdade.Lembraremos com carinho de todas as suas aulas.

Beijus, suas alunas bagunçeiras

;*

Anônimo disse...

eu acho que as outoridades foram um pouco negligentes porque esta catastrofe ja aconteceu algumas vezes e nada foi feito,
espero que os governantes tomem providencias para que não aconteça mais tantas mortes por causa de chuvas.

vamos ajudar!

Caio Magahin 3° VA Ex 1

Anônimo disse...

Tais tragédias nos mostram como o Brasil cresceu de forma desordenada em determinadas regiões do país, o que acaba acarretando problemas de proporções tamanhas como foi o caso de SC. Por não se prevenir para situações como essas, catástrofes são geradas deixando pessoas desoladas. O que podemos esperar nesse momento é que, além da ajuda de pessoas que se mobilizam para ajudar esses cidadãos que passam por dificuldade, o governo brasileiro zele pelos filhos da pátria brasileira que imploram por ajuda nesse instante.

Anônimo disse...

As mudanças climáticas já eram previstas devido ao aquecimento global, o que acontece em nosso país tem causas de uma ação mundiais e as consequências ainda não podem ser medidas. É óbvio que o crescimento desordenado agravou o problema de Santa Catarina, causando mortes e alagamento.

Anônimo disse...

apos meses de chuvas, santa catarina se ve em apuros com enchentes, provocando consequencias serias aos moradores da cidade. o alto nivel da agua tornou a cidade um conjunto de ilhas e deichou muitos desabrigados. Os brasileiros devem se consientisar e ajudar os desabrigados.

Anônimo disse...

A chuva de Santa Catarina nos pegou de surpresa e está mobilizando o povo brasileiro para ajudar as pessoas que sofreram com essa tragédia. ☺

Vana Fraga disse...

A Chuva Não Está Errada,
Nós Que Temos Que Aprender
A Não Fazendo A Natureza
Viver A Buscar O Que Estamos
A Todos Os Dias Tomar!!!

Passei Por Aqui
Li Aplaudi Uma Imagem
Colhi E Parti, Para Meu
Blog Continuar Construir!!!

Paz, Saúde e Deus Te Ajude!!!

Bjão No♥

Pequena Poetisa-Vana Fraga